Central de alarmes
A central é o dispositivo principal de integração do sistema de alarmes. Ela é responsável por processar os sinais recebidos dos dispositivos de entrada que compõem o sistema, sendo eles, por exemplo: infravermelhos, sensores de presença, sensores passivos e ativos de aberturas, etc.
Em primeira instância, a central de alarmes é responsável pela sinalização de eventos disparados pela configuração dos dispositivos de entrada a ela conectados. Para isso, o dispositivo de saída mais básico é a sirene, responsável pelo sinal sonoro de disparo. Mas este sinal também pode ser transmitido para dispositivos de sinalização visual, tais como leds ou lâmpadas. Outras funções mais avançadas da central de alarmes compreendem enviar sinais para outras unidades de processamento, como centrais de monitoramento ou mesmo para smartphones.
A escolha da central de alarmes correta para cada instalação é um critério fortemente técnico. Pois o profissional especializado pode definir com precisão qual o equipamento mais adequado e com o melhor custo/benefício para a função. Esta escolha também leva em conta fatores como a instalação e modo de uso pelos usuários finais do sistema.